Oftalmologia Veterinária

GERAR SAÚDE ANIMAL oferece atendimento especializado em Oftalmologia Veterinária visando o diagnóstico preciso e a realização de um tratamento rápido e eficaz. Realizamos exames e tratamentos de primeira linha na área oftalmológica, sempre com o objetivo de proporcionar a saúde e o bem-estar animal. Algumas das doenças mais comuns verificadas nos pequenos animais são:

Úlcera de Córnea

A úlcera de córnea ainda é um grande problema na clínica de pequenos animais, produzindo perdas oculares e cicatrizes que interferem na qualidade visual. Esta enfermidade é caracterizada por processos erosivos superficiais ou profundos na córnea, com perda de tecido e exposição do estroma (tecido que fica embaixo da córnea). Há diversas causas para úlceras de córnea nos cães. Geralmente resultam de infecções bacterianas, infecções virais, produção diminuída de lágrima, produtos químicos e trauma, e podem ser secundárias a outras enfermidades como entrópio, distrofia corneal, ceratoconjuntivite seca, doenças do sistema endócrino tais como o diabetes mellitus, hipotireoidismo entre outros. Os sinais clínicos são geralmente caracterizados por desconforto e dor ocular,blefaroespasmo (pisca excessivamente), secreção ocular purulenta, epífora (extravasamento da lágrima para fora do olho), perda da transparência da córnea e fotofobia (aversão à luz). 

Protusão da glândula da terceira pálpebra

A protrusão ou prolapso da glândula da terceira pálpebra, também denominada cherry eye(olho de cereja), apresenta causa incerta, no entanto, acredita-se que decorra de uma deformidade no ligamento que sustenta a glândula à periórbita, levando a uma frouxidão deste tecido. Desta forma a glândula, normalmente localizada abaixo da terceira palpebra, protrui-se sobre a mesma. Pode ocorrer dos dois lados em animais com menos de 2 anos. O tratamento é exclusivamente cirúrgico. A técnica cirúrgica deve visar a preservação da glândula uma vez que é responsável pela produção de 30 a 50% da parte aquosa da lágrima o que com a sua retirada pode levar a ceratoconjuntivite doença causada pelo olho seco..  

 Entrópio

É a inversão da borda da palpebra para dentro do olho. Pode ser parcial ou total. De tal modo os pelos tem contato com a cornea que podem provocar ulcerações, perfurações ou ceratite pigmentar. Pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois . Normalmente o animal se apresenta com o olho dolorido e corrimnento (epifora) motivo pelo qual o proprietário leva o animal ao veterinário. Os sinais de irritação são constantes de modo que o animal pode recusar-se a abrir os olhos e não permite que lhe toque a cabeça. Esta é uma doença congenita que ocorre normalmente em alguamas raças como Sharpei, Chow Chow e nos braqueocefálicos como bulldogs, pugs e gatos perça. 

Marque consulta Online